Escalando por posições

Posted on
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

Loteca RaioX - 1 Rodada

GOLEIRO
Esse é um setor chave. Muitas vezes, o goleiro pode ser o diferencial de uma escalação, pois é uma posição que costuma apresentar grandes discrepâncias de pontuação dentro de uma única rodada. Muitos preferem escalar um goleiro pela possibilidade do mesmo não sofrer gol em um confronto, na maioria das vezes atuando em casa como mandante. Porém, a observação nos mostra que as maiores pontuações são obtidas através da realização de defesas difíceis, e não pela manutenção do saldo de gol. E isso costuma acontecer com mais frequência em jogos onde os goleiros atuam fora de casa, pois é nessa situação que costumam ser mais exigidos.
Uma combinação que costuma dar certo é escalar o goleiro de um time grande, que esteja em boa fase, quando enfrenta um time de menor expressão no campo adversário. É mais difícil este time grande e em boa fase levar muitos gols, muitas vezes nem leva. E o time de menor expressão, jogando em casa, costuma ser mais abusado e buscar o gol, muitas vezes de forma destrambelhada.

Então é errado escolher o goleiro apenas pensando na possibilidade de não sofrer gol? Não podemos afirmar isso, pois o critério de escolha deve ser definido de acordo com as possibilidades de cada rodada, e em alguns casos, pensar em não sofrer gol pode ser a melhor estratégia. O ideal é juntar saldo de gol com defesas difíceis, mas normalmente, os melhores goleiros da rodada costumam se destacar no segundo quesito.

Veja dicas cartola

Zagueiro
Diga adeus aos beques de fazenda, pois o que vale é aqui é roubada de bola. Os melhores zagueiros costumam ser aqueles que pontuam alto neste quesito, que é diferente de desarme. Logicamente, o ideal é escolher um zagueiro que seja especialista em roubada de bola, e que também tenha boas possibilidades de não sofrer gol na rodada. Os tombos sofridos nos ensinam que escolher um zagueiro apenas de olho no saldo de gol é muito arriscado, mas não deixa de ser alternativa.

Fique ligado também nos zagueiros artilheiros, pois muitos jogadores de defesa costumam participar das principais jogadas aéreas de ataque de seus times. Se você não tem boas opções de zagueiros ladrões de bola numa determinada rodada, uma boa pedida é escolher um zagueirão artilheiro que jogue em casa contra um time mais fraco, pois pode se aventurar no ataque e ainda não sofrer gol.

 cartola fc 2017

Lateral
Nesta posição costumam se destacar os jogadores que atuam verdadeiramente como alas, pois agregam a possibilidade de pontuar através da participação em jogadas de ataque. Este setor oferece boa possibilidade de pontuação em três quesitos: saldo de gol, roubada de bola e assistência. O lateral ideal é aquele que costuma se destacar nos dois últimos, ainda mais quando joga em casa com ampla possibilidade de não sofrer gol. Todos os anos, temos pelo menos um ou dois nomes mais versáteis e que se destacam com boa média de pontos.
Da mesma forma que a posição de zagueiro, também é arriscado escolher um lateral apenas pela possibilidade de não sofrer gol. Prefira os ladrões e garçons.

cartola fc parciais

Meia
Aqui devemos separar as coisas, pois temos duas opções de escolha. Existem os volantes, jogadores de marcação que costumam se destacar através de roubadas de bola, e existem os meias ofensivos, que pontuam através de assistências e/ou gols. Neste setor, mais do que qualquer outro, o que manda é a regularidade, ou seja, a média de pontos do jogador. Não perca tempo com jogadores que costumam manter média de pontos baixa, pois é um tiro no escuro. Seja volante ou meia ofensivo, escale sempre os eficientes.
Um volante regular é uma boa opção quando temos jogos mais pegados, pois os meias ofensivos costumam ser mais marcados nessa situação, e pouco rendem. O risco de escalar um volante é sempre pela possibilidade de cartão, mas arriscar faz parte do jogo, principalmente quando um jogador mostra credibilidade.
Em jogos onde um time tenha grande favoritismo, principalmente atuando em casa contra um time mais fraco, prefira os meias ofensivos, pois estes podem contribuir com assistências e até marcar gol. Fique atento aos falsos meias, jogadores que estão disponíveis para o setor de meio campo dentro do Cartola, mas que atuam como atacantes em seus times. Costumam ser uma boa pedida.

scouts cartola

Atacante
Aqui estão as estrelas do certame. O grosso da pontuação do seu time costuma sair deste setor, pois o gol possui o scout mais generoso, valendo oito pontos. O bom momento é fator preponderante para a escolha do seu matador, pois tem muito medalhão que costuma brigar com as redes por um tempo. E quando a fase é ruim, a bola não entra, não adianta inventar.

Dê preferência aos jogadores em boa fase, que vêm marcando gols com maior frequência. Obviamente, aqueles que jogam em casa contra times mais fracos ou de menor expressão, possuem as maiores chances de marcar e pontuar.
Escalar atacantes em clássico é uma via de duas mãos. Uma porque são eles que geralmente decidem, porém por outro lado, dificilmente farão mais de um gol, correndo o risco de não marcar. A receita certa é atacante de time grande, que esteja em boa fase, e que vai atuar em casa contra time mais fraco. É bola na rede.

pontuação cartola

Técnico
Muitos não sabem, mas a pontuação do técnico é proveniente de uma média geral da pontuação dos jogadores do time que ele representa. Portanto, ao escolher o seu técnico, escolha o comandante do time que possua o maior favoritismo na rodada. Simples e prático.

Valorização cartola ao vivo

  • Gabriel. Rangel

    To gostando do cartola

    • luciocnunes

      Obrigado Gabriel Rangel