O Cartola é o jogo onde você pode montar seu próprio time com os jogadores reais da Série A do Campeonato Brasileiro. Você pode acompanhar o campeonato de maneira divertida competindo com os seus amigos e outros cartoleiros para ver quem sabe tudo de futebol e escolhe os melhores atletas.
Escale seus jogadores e o técnico usando suas Cartoletas: a moeda do game.
A cada rodada do Brasileirão, o seu time pontua baseado em suas ações nas partidas
Participe da Liga PRO! Tenha mais ligas e amigos, adornos exclusivos e dicas e estatísticas do Gato Mestre
Desafie seus amigos e veja quem é o melhor da galera!
- 1. Como funcionaO Cartola é o jogo onde você pode montar seu próprio time com os jogadores reais da Série A do Campeonato Brasileiro! Você pode acompanhar o campeonato de maneira divertida competindo com os seus amigos e outros cartoleiros para ver quem sabe tudo de futebol e escolhe os melhores atletas.Para jogar, é preciso criar um perfil no Cartola, informando o nome do presidente do time – você! -, escolhendo um nome para o seu time, um escudo e um uniforme. Depois disso, é só escalar o seu time, selecionando 1 técnico e 11 jogadores do Brasileirão. Mas lembre-se: a escalação deve ser feita enquanto o mercado estiver aberto (o mercado fecha 1 minuto antes do primeiro jogo da rodada).A cada rodada, os jogadores recebem pontuações baseadas em suas ações durante as partidas (ex: gols feitos, chutes defendidos, desarmes, faltas cometidas ou sofridas, cartões tomados, etc.). Ao final da rodada, seu time terá uma pontuação que determinará o seu lugar nos rankings e nas ligas.E sendo um Cartoleiro PRO, você tem benefícios exclusivos como escudos e camisas diferenciadas, pode participar de até 10 Ligas clássicas e criar Ligas mata-mata, uma liga de disputas rápidas que pode durar de 2 a 5 rodadas.
- 1.1 Mercado e RodadasO mercado de jogadores é onde você pode visualizar todos os atletas da Série A do Brasileirão e escolher quem vai fazer parte do seu time naquela rodada. Ele fica aberto até 1 minuto antes do primeiro jogo de cada rodada, e você só poderá escalar seu time enquanto o mercado estiver aberto.Durante a rodada, o mercado fica fechado e nesse momento você poderá conferir as parciais das pontuações dos times e atletas em tempo real e checar o status das ligas. O mercado reabre algumas horas depois do fim do último jogo da rodada.O Campeonato Brasileiro tem ao todo 38 rodadas, ao longo das quais os 20 times se enfrentam em 10 jogos de turno e returno, subindo ou descendo sua colocação na classificação. As rodadas do Cartola seguem as do Campeonato Brasileiro, e você deve escalar o seu time em cada rodada para pontuar bem no game.
2. Meu time
Para participar das rodadas no Cartola você precisa escalar o seu time, um Técnico e o Capitão, que é um jogador escolhido por você que vai ter a pontuação da partida multiplicada por 1,5. Mas fique atento! O Capitão também poderá ter sua pontuação negativa multiplicada por 1,5. Por isso, é importante escolhê-lo com bastante atenção.
Para montar o seu time, é necessário levar em consideração o seu esquema tático, o status dos seus atletas, seu preço e suas estatísticas. O status do atleta é apenas uma previsão e indica se há chances dele entrar em campo no próximo jogo ou não. Para saber mais sobre a escalação, clique aqui.
Status do jogador
Jogador Provável
Tem muitas chances de ser escalado no próximo jogo
Jogador Suspenso
Não entrará em campo
Jogador Machucado
Provavelmente não entrará em campo, pois sofreu recentemente alguma lesão
Dúvida
A participação do atleta na rodada é incerta. Seja por mistério do técnico, por indefinição devido ao retorno recente de uma lesão, ou até mesmo a decisão de poupar o jogador que está participando de outros campeonatos, outro atleta pode ser escalado em seu lugar.
Nulo
Esse jogador não tem nenhum status vinculado a ele e é muito provável que ele não vá a campo.
2.1 Como funciona o meu time
O seu time é seu principal recurso no Cartola. Você precisa ter seu time escalado em todas as rodadas para pontuar.
Ao entrar no Cartola, você cria o seu time escolhendo nome, escudo, uniforme e 2 patrocinadores.
Importante: ao escolher o patrocinador, você participa automaticamente da liga daquele patrocinador, exceto se for o patrocinador da premiação oficial da temporada. Nesse cenário, você precisará cumprir os critérios de entrada na Liga Premiada para manter esse patrocinador no uniforme.
Com o seu time criado, é só começar a sua escalação, participar de ligas e aproveitar o game!
2.2 Escalação
Acompanhar o desempenho do seu time e o status dos atletas escalados é um passo importante para se dar bem no Cartola. Você pode escolher o esquema tático de sua preferência e selecionar 11 jogadores e um técnico para compor o seu time, além de tornar um dos jogadores o Capitão, sua aposta da rodada para pontuar 1,5 vezes mais.
Atenção: na hora de escalar o seu time, é importante levar em consideração o status dos atletas, sua posição em campo, seu preço em Cartoletas e sua performance nos últimos jogos.
2.3 Esquema tático e posições dos jogadores
O esquema tático ou a formação tática que seu time joga é um ponto crucial para sua estratégia no game. Cada jogador tem uma função em campo, e essa é determinada por sua posição dentro do esquema tático escolhido. No Cartola, a defesa do seu time é formada pelo goleiro, pelos zagueiros e os laterais, enquanto o ataque é liderado pelos atacantes e meias. A defesa e o ataque do seu time definem para quais scouts você deve olhar na hora de pensar sua escalação, pois cada estratégia tem uma pontuação diferenciada.
Atualmente existem 7 opções de esquemas táticos no Cartola:
3-4-3: é composto por 3 zagueiros, 4 meias e 3 atacantes, sendo um dos esquemas mais equilibrados entre ataque e defesa no Cartola.
3-5-2: é formado por 3 zagueiros, 5 meias e 2 atacantes. Esse esquema depende mais do meio de campo e não puxa tanto nem para a defesa nem para o ataque do time.
4-3-3: é a formação mais famosa entre os cartoleiros. É um esquema com ataque e defesa fortes, com menos jogadores de meio de campo – é composto por 2 laterais, 2 zagueiros, 3 meias e 3 atacantes.
4-4-2: é o esquema tático padrão do jogo. Um esquema mais defensivo, que se apoia em apenas 2 atacantes. Possui também 4 meias e 4 jogadores na defesa: 2 laterais e 2 zagueiros.
4-5-1: é uma formação tática apoiada na defesa. Conta com 2 laterais, 2 zagueiros, 5 meias e apenas 1 atacante.
5-3-2: junto com o 5-4-1, é o esquema tático com a maior linha de defesa – 2 laterais e 3 zagueiros. Possui também 3 meias e conta com 2 atacantes.
5-4-1: é uma formação tática extremamente defensiva. Assim como o 5-3-2, tem a maior linha de defesa do Cartola com 2 laterais e 3 zagueiros. Possui 4 meias e apenas 1 atacante.
2.4 Status dos atletas
Todos os atletas disponíveis para escalação têm um status ao lado de seu nome. Esse status é apenas uma previsão que indica as chances desse jogador ir a campo ou não na próxima rodada.
Os status são:
Jogador Provável: Tem muitas chances de ser escalado no próximo jogo
Jogador Suspenso: Não entrará em campo
Jogador Machucado: Provavelmente não entrará em campo pois sofreu recentemente alguma lesão
Dúvida: A participação do atleta na rodada é incerta. Seja por mistério do técnico, por indefinição devido ao retorno recente de uma lesão, ou até mesmo a decisão de poupar o jogador que está participando de outros campeonatos, outro atleta pode ser escalado em seu lugar.
Nulo: Esse jogador não tem nenhum status vinculado a ele, e é muito provável que ele não vá a campo.
É importante lembrar que esses status são apenas uma estimativa e podem não refletir a decisão final do técnico do clube na hora do jogo.
2.5 Performance dos atletas
Para analisar a performance do atleta, não apenas seus scouts devem ser levados em consideração, mas também seu desempenho, pontuação e valorização nas últimas rodadas. No mercado, estão disponíveis, além dos dados básicos do jogador – clube pelo qual joga, nome do jogador, posição, status, preço, variação do preço na última rodada (valorização), última pontuação, média de pontos no campeonato, quantidade de jogos que já jogou e próximo confronto -, os scouts detalhados por estratégia de ataque ou defesa. Além disso, todos os atletas no mercado têm um detalhamento onde você pode acompanhar a posição do seu clube na classificação, o próximo jogo, o gráfico de desempenho em pontos nas últimas rodadas e seu histórico de valorização/desvalorização.
2.6 Técnico
Além de escalar os jogadores, você também precisa escalar um técnico, que tem suas próprias regras de pontuação:
A sua pontuação é calculada através do total da pontuação de todos os atletas de seu clube dividido por 11, o número total de jogadores em campo em cada clube quando a partida começa. Essa pontuação é acrescida de 1 ponto extra em caso de vitória do seu clube na rodada.
2.7 Capitão
O Capitão do time é um jogador escolhido por você que vai ter a pontuação da partida multiplicada 1,5 vezes, mas fique atento: se esse jogador pontuar negativamente, a pontuação negativa também será multiplicada 1,5 vezes. Por isso, é importante analisar com cuidado o jogador selecionado para ser o Capitão.
Por exemplo, se o jogador que você escolheu para ser o capitão pontuou 10 pontos na rodada, você leva 15 pontos com esse jogador. No entanto, se o jogador escolhido pontuar negativamente -10 pontos, você já sai perdendo com -15 pontos desse jogador.
Outra regra importante é que o Capitão precisa ser um dos jogadores em campo – o técnico não pode ser escolhido como Capitão.
2.8 Escalação automática
Está sem tempo para escalar? Ainda não conhece bem os atletas dos clubes? Você pode usar a escalação automática e garantir a sua participação na rodada! Ao usar essa funcionalidade, o sistema vai gerar uma escalação aleatória para você, montando um time de 11 Titulares mais o Técnico, considerando seu patrimônio disponível e os atletas com status provável para jogar na rodada.
Você pode fazer as alterações que quiser à escalação preenchida, bem como gerar quantas escalações automáticas quiser a cada rodada. E a seleção do Capitão e do banco de reservas do seu time continua a ser você que faz!
Atenção! A escalação gerada automaticamente pelo sistema é meramente aleatória e não representa uma recomendação do Cartola, por não ser baseada em estatísticas de desempenho nem em modelos probabilísticos. Ela tem por objetivo facilitar o processo de escalação, idealmente para quem não tem tempo ou ainda não conhece bem o mercado de atletas.
2.9 Banco de reservas
O banco de reservas é a alternativa adotada para quando um titular do seu time não entra em campo (não começa jogando nem entra no decorrer da partida como um dos substitutos) e você só descobre isso quando a rodada já está em andamento, com o mercado consequentemente fechado.
Você tem até 5 opções de reservas por rodada, sendo 1 (uma) para cada posição do seu esquema tático, disponível para o caso de seus atletas titulares não jogarem. Se o seu esquema tático só tem quatro posições disponíveis – ou seja, sem laterais -, você poderá ter no máximo quatro opções no banco.
A substituição em seu time ocorrerá automaticamente assim que for finalizada a importação de scout do(s) jogo(s) de ambos os atletas.
Regras gerais
- OpcionalVocê só escala quando e como quiser.
- Até 5 reservasVocê tem disponível 1 reserva por posição, a quantidade de reservas varia de acordo com seu esquema tático.
- Mudança automáticaA troca ocorrerá automaticamente se um titular não entrar em campo (como titular ou substituto, mesmo que por poucos minutos ou segundos).
- Substituição do reservaA substituição não acontecerá caso o reserva faça pontuação nula ou negativa.
- Valor do atletaO atleta deve ter valor menor ou igual ao titular mais barato da posição.
- Sem consumo do patrimônioSeu patrimônio será alterado na hora da troca, com a volta da diferença do valor dos atletas.
- Pós RodadaQuando a rodada termina, os reservas que entraram em campo e substituíram seus atletas se tornam titulares e o banco de reserva é esvaziado para novos atletas.
2.9.1 Escalando os reservas
Para que a substituição ocorra, você deve garantir que os reservas escolhidos sejam mais baratos ou de mesmo preço que o titular mais barato da posição.
Você tem direito a definir um reserva para cada posição disponível no seu esquema tático.
O seu patrimônio só será utilizado na hora da substituição. Caso ocorra algum conflito de valores antes de você salvar seu time, você precisa fazer as devidas correções para confirmar sua escalação.
Fique ligado: quando um esquema tático não tem laterais, o seu banco de reservas também não terá. Então fique de olho e escolha o que estiver mais de acordo com a sua estratégia.
2.9.2 Substituições durante as rodadas
Substituto que entrou em campo
Titular substituído
Ainda não jogou
Substituição do titular não efetuada
Se um dos seus titulares não entrar em campo, ele já vai ter direito a ser substituído. A troca vai acontecer assim que seu reserva entrar em campo. Se ele tiver jogado antes que seu titular, a substituição já será feita automaticamente.
A substituição do titular não acontecerá caso o reserva faça pontuação nula ou negativa. Caso mais de um titular da mesma posição não jogue, a troca ocorrerá de acordo com o horário e dia das partidas. Se os jogos rolarem simultaneamente, a ordem de prioridade será a seguinte:
- Horário da partida
- Se o atleta é capitão
- Atleta de maior valor
- Ordem alfabética
Fique ligado: se seu capitão não jogar, a braçadeira é passada para o reserva que o substituir. Então escolha bem seu time pra não se dar mal depois, ein?
2.9.3 Pós Rodada
Quando a rodada acaba e o mercado é reaberto, os reservas que entraram em campo se tornam seus titulares e o banco é esvaziado para que você possa escalar novos atletas substitutos.
A diferença das cartoletas que houver na hora da(s) troca(s) voltará para o seu patrimônio.
3. Pontuações e patrimônio
As ações dos jogadores em campo são chamadas de Scouts e são elas que geram a pontuação do seu time no Cartola. O futebol é um jogo complexo e várias dúvidas surgem durante as partidas: Quanto vale um gol? Assistência dá muito ponto? Como funciona o bônus de jogo sem sofrer gols? Você pode conferir a resposta para algumas dessas perguntas na tabela abaixo e, caso queira saber mais, clique aqui.
Scouts de Atleta – Ataque
- Gol8.0 pts
- Assistência5.0 pts
- Finalização na trave3.0 pts
- Finalização defendida1.2 pts
- Finalização pra fora0.8 pt
- Falta sofrida0.5 pt
- Pênalti sofrido1.0 pt
- Pênalti perdido-4.0 pt
- Impedimento-0.1 pt
Scouts de Atleta – Defesa
- Defesa de pênalti*7.0 pts
- Jogo sem sofrer gols5.0 pts
- Defesa*1.0 pt
- Desarme1.2 pt
- Gol contra-3.0 pts
- Cartão vermelho-3.0 pts
- Cartão amarelo-1.0 pts
- Gol sofrido-1.0 pt
- Falta cometida-0.3 pt
- Pênalti cometido-1.0 pt
- * Scouts exclusivos do goleiro
Scout exclusivo do Técnico
- Vitória1.0 pt
Alterações para 2023: “Passe Incompleto” deixa de ser considerado no Cartola e não será pontuado; a pontuação do Capitão deixa de valer o dobro e passa a valer 1,5 vezes; o Técnico passa a receber 1 ponto por cada vitória do seu clube, adicionado à média de desempenho do time que entrou em campo na partida.
3.1. Como funcionam as pontuações?
Os scouts de ataque só valem para a frente ofensiva do seu time e os scouts de defesa para a frente defensiva. Mas afinal, o que é cada um desses scouts? Confira abaixo:
Assistência: É o último evento antes de uma finalização que resulte em gol, seja ele um passe, cruzamento, lançamento, desde que esse evento seja determinante para possibilitar a finalização. A assistência será considerada mesmo que em seu percurso a bola sofra um leve desvio em um jogador do time adversário, possibilitando a finalização. Desvios involuntários, erro de domínio ou perda da posse em lances que a bola sobra para finalização em gol do companheiro de equipe não serão computados como assistência. Saiba mais.
Desarme: Ocorre quando um jogador interrompe uma jogada do time adversário por meio de uma ação clara, seja tomando-lhe a bola, interceptando um passe ou evitando um drible, mesmo que na sequência a bola saia de campo. No entanto, caso a bola volte imediatamente para posse do time que a tinha, não será considerado desarme. Bloqueios de cruzamento e finalizações não são considerados desarme.
Defesa: Scout exclusivo do goleiro. Ocorre sempre que o goleiro pratica uma defesa após uma finalização. Lances em que o goleiro evita um gol contra de um companheiro também são computados como defesa. Não serão consideradas defesas as ações em que o goleiro apenas pega a sobra de uma finalização bloqueada com a bola quase parando; apenas evita o escanteio; ou só evita a saída da bola pela linha de fundo, longe da meta. Nesses casos, não se considera que o goleiro praticou, de fato, uma defesa.
Finalização na trave: Ocorre em finalizações nas quais a bola toca na trave, mesmo que desviada por um adversário ou pela defesa anterior do goleiro.
Finalização pra fora: Ocorre em finalizações que saem pela linha de fundo, mesmo que sofram desvio de um adversário de linha e saiam para escanteio. Se o goleiro tocar na bola antes que ela saia para escanteio, será computada finalização defendida. Finalizações erradas que saem diretamente pela linha lateral – sem tocar em outro jogador – também são consideradas para fora.
Finalização defendida: Ocorre em finalizações que o goleiro defende, e a bola segue em jogo ou sai para escanteio. Também serão computadas nos casos em que um jogador de linha, como último homem, salva uma finalização na direção do gol, com o goleiro fora do lance. Não serão consideradas finalizações defendidas as finalizações bloqueadas que chegam quase parando ao goleiro, ou que o goleiro apenas evita o escanteio ou a saída pela linha de fundo, longe da meta.
Defesa de pênalti: Scout exclusivo do goleiro. Ocorre quando o goleiro efetivamente defende uma cobrança de pênalti. Cobranças diretamente na trave ou para fora não configuram defesa de pênalti.
Pontuação do técnico: O técnico do time tem como pontuação a soma de todos os seus jogadores que pontuaram dividida por 11, adicionada de 1 ponto extra por cada vitória do seu time.
Pontuação do capitão: O Capitão do time sempre terá a pontuação multiplicada 1,5 vezes, mesmo que sua pontuação seja negativa.
Mínimo para valorizar: O mínimo para valorizar é uma informação gerada pelo time do Gato Mestre, que estima qual a pontuação mínima que cada atleta precisa alcançar, a cada rodada, para começar a valorizar. Por se tratar de uma estimativa, o atleta pode começar a valorizar dentro de um intervalo de -0.5 até +0.5 pontos com relação à pontuação mínima exibida.
3.2 Patrimônio
Você começa o game com C$100 (cem cartoletas) e, com esse dinheiro, você pode escalar os atletas do mercado para o seu time. O valor total do seu time – a soma do valor de cada jogador escalado – junto à quantidade de dinheiro que você ainda tem guardada é o seu patrimônio total. É com esse patrimônio que você compete para ser o mais rico do jogo nas suas ligas pessoais e na liga do patrimônio.
3.3 Cartoletas
A moeda oficial do Cartola é a Cartoleta (C$). As Cartoletas que você junta são utilizadas para escalar os atletas do seu time. Todo cartoleiro começa a primeira rodada com 100 Cartoletas e a cada rodada tem a chance de ganhá-las ou o risco de perdê-las através da valorização ou desvalorização dos jogadores escalados no seu time.
3.4 Doação de cartoletas
Todos os cartoleiros que atingirem um valor menor que 100 cartoletas terão a oportunidade de recuperar o seu patrimônio para o valor inicial de jogo 1 vez na temporada. Então use com sabedoria! 🙂
As regras para usufruir dessa oportunidade são as seguintes:
- O usuário deve estar com o patrimônio do seu time entre C$0 e C$99.99 para que a funcionalidade esteja disponível para uso
- O valor doado de cartoletas será o quanto for necessário para o usuário chegar a C$100
- Ela poderá ser acessada pelo dashboard, perfil do seu time e tela de escalação (associada à informação de patrimônio restante para escalação do time)
- O benefício pode ser usado em qualquer rodada enquanto o mercado estiver aberto para escalação
- Uma vez feita a doação para o seu time, o acesso a esses links não estarão mais disponíveis, mesmo nesses cenários citados acima
- A data de doação resgatada aparecerá na tela de perfil, associada à informação de patrimônio
3.5 Valorização
A valorização de um jogador leva em consideração a sua pontuação da rodada, a média de pontuação dele ao longo do campeonato e a média de preços ao longo do campeonato, em relação à performance dos outros jogadores no mercado e a quantidade de cartoletas em circulação. Quando um jogador valoriza, isso significa que o seu valor aumentou. O contrário acontece quando ele desvaloriza. É dessa forma que ocorre a variação no preço dos jogadores e no patrimônio dos cartoleiros.
3.6 Mínimo para valorizar
O mínimo para valorizar é uma informação gerada pelo time do Gato Mestre, que estima qual a pontuação mínima que cada atleta precisa alcançar, a cada rodada, para começar a valorizar.
Por se tratar de uma estimativa, o atleta pode começar a valorizar dentro de um intervalo de -0.5 até +0.5 pontos com relação à pontuação mínima exibida.
O mínimo para valorizar é apresentado para todos os atletas e fica disponível exclusivamente para Cartoleiro (a) PRO visualizar durante o mercado aberto, apoiando no processo de escalação.
Durante o mercado fechado, caso você seja Cartoleiro(a) PRO, poderá acompanhar pelas parciais se os atletas já atingiram ou não o seu mínimo para valorizar, conforme as pontuações que estão realizando na partida.
3.7 Comparar pontuação
Você pode enfrentar outros jogadores do Cartola e ver o seu time e sua pontuação lado a lado através das parciais das disputas da liga Mata-Mata e da comparação de pontuações e parciais. Para isso, é necessário que ambos os jogadores tenham escalado os seus times ao menos uma vez durante a temporada.
Caso um dos jogadores nunca tenha escalado o seu time, não será possível fazer a comparação.
3.8 Níveis mensais
Os níveis são classificações de desempenho dos cartoleiros dentro do Cartola. Seu nível dependerá da sua pontuação no mês em relação aos demais cartoleiros.
De um mês para o outro, esse cálculo se renova totalmente, por isso você pode estar posicionado em qualquer classificação.
Como Funcionam?
Existem 11 níveis nos quais os cartoleiros são arranjados, de acordo com sua performance mensal. Eles seguem listados abaixo:
Inicial
Cartoleiros com valor igual a zero ou negativo
Bronze (I, II e III)
45% da pontuação dos cartoleiros ativos no mês
Prata (I, II e III)
35% da pontuação dos cartoleiros ativos no mês
Ouro (I, II e III)
19% da pontuação dos cartoleiros ativos no mês
Diamante
1% da pontuação dos cartoleiros ativos no mês
3.8.1 Regras gerais
Ordenação: A sequência dos níveis é: Inicial, Bronze I, Bronze II, Bronze III, Prata I, Prata II, Prata III, Ouro I, Ouro II, Ouro III e Diamante. Afinal quem não quer ter mais estrelinhas acima do seu escudo quando se trata de futebol? 🙂
Início: Todos os cartoleiros começam a temporada no nível inicial, assim como novos cartoleiros que ingressarem no meio da temporada.
Rodadas: Para saber para qual mês valerá a pontuação da rodada, basta ver qual a data da primeira partida. Ex.: Se a primeira partida acontecer dia 31 de julho, a rodada valerá para esse mês. Se for 1º de agosto, valerá para agosto.
Resultados: Os resultados de mudança de nível serão divulgados ao fim da última rodada que vale para o mês, quando o mercado abrir para o próximo ciclo. Ex.: Resultados do mês em que a última rodada começa dia 26 podem ser divulgados dia 29. Quando ela começar no dia 31, podem ser divulgados dia 02 do mês seguinte, por exemplo.
Classificação: Durante todo o mês os cartoleiros exibirão para a comunidade o seu desempenho do mês anterior. Ex.: Durante todo o mês de agosto você estará classificado no nível equivalente ao seu desempenho de julho.
Progressão: A variação entre os meses não é progressiva, ela leva em conta o desempenho de todos cartoleiros ativos naquele mês e, como nós sabemos, no futebol cada jogo é um jogo e cada temporada é uma temporada, então não há um padrão de resultado. Ex.: Você pode sair de Bronze em um mês para Ouro no seguinte, só depende de você!
Restrições: Não haverá nenhum tipo de restrição de interação entre cartoleiros de diferentes níveis. Todos poderão criar ligas, criar desafios e participar de mata-mata igualmente. Também não haverá diferenciação entre cartoleiros free ou PRO. Mas dessa forma fica muito mais fácil saber se você pode se dar bem em uma liga ou não, né? 🙂
Onde encontrar: Você pode encontrar as informações de níveis, suas ou dos seus amigos, nas telas de perfil, dashboard e resumo pós-rodada. Além disso, você pode sempre compartilhar seu desempenho e tirar aquela onda com a galera nas redes sociais e grupos de amigos!
4. Competições
Nas competições, você encontra suas Ligas e Desafios com seus amigos. As ligas são grupos de campeonatos que os cartoleiros participam para medir suas habilidades no Cartola. Elas são divididas em 4 categorias: Liga PRO, Ligas do Cartola, Liga Clássica e Liga Mata-Mata. Você pode saber mais sobre as diferenças entre elas aqui.
O Desafio é diferente: você escolhe um amigo para ser sua dupla e um para ser seu adversário, que também deve escolher uma dupla para ele. A dupla que pontuar mais vence a disputa!
4.1 Como competir no Cartola
Aqui você encontra suas Ligas e Desafios com seus amigos. Nessa área é possível criar, acompanhar e editar suas competições.
4.2 Ligas
As ligas são competições de que os cartoleiros participam para medir suas habilidades no Cartola. Você pode desafiar seus amigos ou outros cartoleiros para ver quem é MITO de verdade.
Existem 4 tipos de ligas no Cartola:
Ligas clássicas, Ligas mata-mata, Ligas do Cartola e Ligas Patrocinadas
Ao criá-las, o presidente da liga pode decidir quem poderá participar:
Nas ligas abertas, todos que quiserem podem entrar.
Nas ligas moderadas, todos podem pedir para participar, mas apenas o presidente pode aceitar a solicitação.
Nas ligas fechadas, só entra quem tiver convite.
- Ligas Clássicas
- Dura todo o campeonato
- Sem limite de participantes
- Pode ou não considerar a pontuação multiplicada por 1,5 do Capitão
- Ligas Mata-Mata
- Duram de 2 a 5 rodadas
- 4, 8, 16 ou 32 participantes
- Confrontos eliminatórios
- Ligas do Cartola
- Duram todo o campeonato
- Para todos os cartoleiros
- Não contam para o limite de ligas
- Ligas Patrocinadas
- Duram todo o campeonato
- Algumas premiadas, outras não
- Participação opcional ou automática
- Não contam para o limite de ligas
4.2.1 Ligas clássicas
As ligas clássicas duram todo o campeonato e funcionam como um ranking. Você pode ordenar o ranking da liga por posição na rodada, no mês, no turno, no campeonato e por patrimônio.
Além disso, é possível selecionar se a liga criada vai contabilizar ou não a pontuação x1,5 do capitão dos times no ranking. Essa configuração poderá ser feita no momento da criação ou reativação de uma liga e não poderá ser alterada posteriormente. A pontuação x1,5 do capitão continuará sendo computada normalmente ao longo das rodadas. Apenas no ranking dessas ligas específicas sem capitão os pontos x1,5 serão desconsiderados.
As ligas clássicas não têm limite de participantes, mas as parciais só estão disponíveis para aquelas que tiverem até 100 cartoleiros.
A pontuação da liga só é contabilizada a partir da rodada em que a mesma foi criada. Por isso, as pontuações entre suas ligas podem variar no ranking do campeonato.
4.2.2 Ligas Mata-mata
As ligas mata-mata são disputas rápidas que duram de 2 a 5 rodadas e podem ter 4, 8, 16 ou 32 participantes. A cada rodada, o time que fizer a menor pontuação nos confrontos é eliminado. Os vencedores passam para a rodada seguinte até que reste apenas o campeão.
Uma liga de 4 participantes, terá 2 chaves e 2 rodadas de duração.
Uma liga de 8 participantes, terá 4 chaves e 3 rodadas de duração.
Uma liga de 16 participantes, terá 8 chaves e 4 rodadas de duração.
Uma liga de 32 participantes, terá 16 chaves e 5 rodadas de duração.
O presidente da liga mata-mata pode convidar quantos times desejar, e as vagas serão preenchidas na ordem em que os jogadores entrarem – seja por meio de pedido de participação ou convite.
No fechamento da rodada, as ligas que não tiverem alcançado a quantidade de participantes pré-definida serão excluídas. As ligas que tiverem alcançado terão suas chaves sorteadas aleatoriamente e, a partir daí, não será possível excluir nenhum membro.
Cartoleiros(as) PRO podem criar e gerenciar as ligas mata-mata sem limite, enquanto o Cartoleiro(a) só pode criar 1 liga mata-mata. A participação é aberta a todos os(as) cartoleiros(as).
4.2.3 Ligas do Cartola
As ligas do Cartola são ligas clássicas que o cartoleiro participa automaticamente. São elas: as ligas dos patrocinadores, a liga nacional, a liga do patrimônio, a liga do clube do coração e a liga PRO, caso o cartoleiro seja PRO.
A Liga Nacional ordena todos os cartoleiros por pontos, enquanto a liga do Patrimônio classifica os cartoleiros mais ricos. As ligas do patrocinador são de participação automática de acordo com os patrocinadores escolhidos no ato de criação do time, e o mesmo ocorre com a liga do Clube do Coração.
4.2.4 Ligas Patrocinadas
São ligas criadas junto a marcas parceiras do Cartola, e elas podem oferecer prêmios para os seus participantes ou não. As regras para ganhar e tipos de prêmios também variam de acordo com cada patrocinador.
O cartoleiro pode fazer parte de algumas ativamente, clicando em participar na área de competições. Em outras, o cartoleiro participa automaticamente ao selecionar as marcas na customização do uniforme, no momento de criação do seu time.
Para saber as premiações de cada temporada do Cartola, veja a aba Premiações.
4.2.5 Desafio
O desafio é uma forma de competição cooperativa no Cartola. Ao criar um desafio, o cartoleiro(a) deve convidar uma dupla para somar pontos juntos, e desafiar um adversário que também escolherá seu par ao aceitar o convite para a disputa.
O desafio poderá ser jogado no formato Melhor de 1 ou Melhor de 3. A cada rodada, a dupla vencedora será aquela que acumular a maior pontuação somada. No caso do Melhor de 3, vence a dupla que acumular 2 vitórias primeiro.
Caso ocorram empates, a dupla vencedora será aquela que:
- Acumulou mais pontos ao longo de todo o desafio.
- Somou mais pontos em uma única rodada.
- Contou com o(a) cartoleiro(a) que mais marcou pontos no desafio.
- Tinha o participante que teve a maior pontuação em uma única rodada.
- Se ainda assim houver empate, ganha a dupla que tiver o integrante que entrou no Cartola há mais tempo.
- Não será possível criar um desafio Melhor de 3 se não existirem rodadas o suficiente para definir uma dupla vencedora. Esse é o caso da 37ª rodada, por exemplo, que só possui uma rodadas para o futuro.
Todos podem participar dessa modalidade de competição, Free ou PRO. Quem é PRO tem direito a 7 desafios, e quem é Free pode participar de até 3 desafios e ainda ser dono(a) de um deles!
Atenção: No fechamento do mercado, o desafio será cancelado caso algum participante não esteja confirmado ou se ninguém estiver com o time escalado.
5. Premiação 2023
Na temporada 2023, o Cartola apresenta novas oportunidades de prêmios para quem participar da Liga Premiada Cartola e traz de volta premiações exclusivas para Cartoleiro PRO!
5.1 Liga Premiada Cartola com prêmios para todos
A Liga Premiada Cartola é a Liga oficial do jogo que oferece prêmios aos melhores classificados na rodada e da temporada. E melhor, não é necessário ser Cartoleiro PRO para participar!
Para solicitar a participação, você pode acessar a página da Liga Premiada Cartola pelo card em destaque no Dashboard ou pela página de Competições. Também no momento de criação ou reativação do time existe a opção de participar.
Existem algumas regras simples para entrar na Liga e ser elegível aos prêmios. Você precisa:
- Ter mais de 18 anos (menores de idade com consentimento parental não podem participar)
- Aceitar o Regulamento da Liga Premiada Cartola
- Fornecer o CPF e Número de Celular pessoais na Conta Globo do seu time do Cartola
Atenção! Ficam aptos a receber os prêmios de desempenho todos os cartoleiros que entrarem na Liga Premiada Cartola até 15 de Outubro de 2023. A partir dessa data não será mais possível entrar na Liga.
Tabela de Prêmios
Prêmios conforme posição do time no ranking da Liga Premiada Cartola por rodada e na temporada
- 1º
- R$ 5.000Toda rodada
- R$ 50.000Temporada
- 2º
- R$ 2.000Toda rodada
- 3º
- R$ 1.000Toda rodada
- 4º e 5º
- R$ 700Toda rodada
- 6º a 7º
- R$ 500Toda rodada
5.2 Liga PRO Globoplay com prêmios exclusivos
Em 2023 a Liga PRO Globoplay volta a dar prêmios exclusivos! Basta assinar o Cartola PRO e você já entra na Liga PRO Globoplay, ficando automaticamente elegível a ganhar prêmios mensais e ao sorteio final.
Atenção! Você fica apto a entrar na Liga PRO Globoplay enquanto as vendas estiverem abertas!
Tabela de Prêmios
Prêmios conforme posição do time no ranking da Liga PRO Globoplay por mês
- 1º
- R$ 10.000Todo mês
- 2º
- R$ 5.000Todo mês
- 3º
- R$ 2.000Todo mês
- +
- Sorteio*
- R$ 80.000Temporada
*Sorteio final de temporada!
O sorteio do vale compras no valor de R$80.000 irá ocorrer perto do final da temporada.
Cartola PRO
O Cartoleiro PRO é o jogador que pode ter vários benefícios únicos dentro do jogo. O PRO permite que o você jogue com amigos em mais ligas, interaja com cartoleiros em canais exclusivos, tenha acesso a análises estatísticas de especialistas do Gato Mestre, compare escalações e clubes, além de personalizar seu escudo e uniforme para compartilhar e ter acesso a premiações exclusivas!
Cartola FREE | Cartola PRO | |
---|---|---|
Prêmios para os melhores da rodada e da temporada da Liga Premiada do Cartola | ✔ | ✅ |
Prêmios mensais exclusivos para quem participa da Liga PRO Globoplay | ❌ | ✅ |
Sorteio de um vale compras de R$ 80.000 para quem participa da Liga PRO Globoplay | ❌ | ✅ |
Criação e participação em ligas clássicas | 1 | 10 |
Participação de desafios | 3 | 10 |
Criação de desafios | 1 | ✅ |
Participação em ligas mata-mata | 5 | 10 |
Criação de ligas mata-mata | 1 | ✅ |
Notificações de notícias, mercado, competições e lances ao vivo | ❌ | ✅ |
Análises do melhor cartoleiro do Brasil | ❌ | ✅ |
Painel de Dados com estatísticas exclusivas no Gato Mestre | ❌ | ✅ |
Análises exclusivas do Gato Mestre | ❌ | ✅ |
Acesso a canais exclusivos e ao Clube Cartola no Discord | ❌ | ✅ |
Acesso aos Super Cards de desempenho na temporada | ❌ | ✅ |
Novas opções exclusivas de personalização do time e das ligas | ❌ | ✅ |
Consulta da pontuação mínima para valorizar do atleta e atualização durante as parciais | ❌ | ✅ |
Sem publicidade | ❌ | ✅ |